O Programa Brasileiro GHG Protocol, que fornece a metodologia mais utilizada no mundo para realização de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor empresarial, ganhou a adesão de mais 18 grandes empresas brasileiras, entre elas a Oi, Gol e Lojas Americanas. A realização do inventário é o primeiro passo para o desenvolvimento de ações de redução das emissões dos gases que elevam a temperatura da terra, contribuindo, assim, na mitigação das mudanças climáticas.

 

O GHG Protocol no Brasil é desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas. A idéia é estabelecer uma cultura de inventários corporativos no país, por meio da transferência gratuita da metodologia e do know-how para o cálculo de emissões. Essa iniciativa faz parte de um objetivo bem mais amplo, que é a incorporação do tema das mudanças climáticas nas políticas, estratégias e sistemas de gestão do setor privado.

Com as novas adesões, o programa brasileiro passa a reunir 45 empresas. Desde 2008, quando foi lançado no país, foram publicados oficialmente 23 inventários de emissões no setor empresarial. Entre os primeiros membros estão Ambev, Petrobras, Abril, Embraer, Boticário, Wal Mart e Sadia. As empresas que participam do programa respondem por 4% das emissões brasileiras de GEE ocorridas em 2005 e já adotaram a metodologia para reduzir suas emissões. O treinamento das novas empresas começa amanhã (15), em São Paulo

Confira abaixo a lista dos novos membros:
 
1 Oi
2 RL Higiene
3 Gelnex Gelatina
4 Grupo Allegro
5 Souza Cruz
6 LWART QUÍMICA
 FURUKAWA INDUSTRIAL S/A PRODUTOS ELÉTRICOS
8 SGD Brasil Vidros Ltda
9 IFF
10 Plural Indústria Gáfica
11 Igaratiba
12 Sanepar
13 Givaudan
14 VIX Logística
15 Oxiteno SA Indústria e Comércio
16 GOL (VRG Linhas Aéreas S.A. ? Grupo GOL)
17 LLX Logística S.A.
18 Lojas Americanas
 
(Cristiane Prizibisczki)

Atalho:
- Empresas em defesa do clima